Residência Médica Em Portugal: Guia Completo Para Médicos Estrangeiros

· 3 min read
Residência Médica Em Portugal: Guia Completo Para Médicos Estrangeiros

Sim, só é possível entrar em uma residência com o processo, no qual há uma análise do currículo, provas e, algumas vezes, entrevistas! As residências são oferecidas pelas universidades, hospitais ou clínicas, sendo que cada um apresenta um processo próprio. Como dissemos, os programas de residência médica são oferecidos em diversas especialidades médicas para os estudantes recém-formados. Contudo, existem especialidades que são mais procuradas pelos profissionais da área da Saúde.

  • O IDOR também estende sua pesquisa a outras capitais brasileiras, contando com a estrutura da Rede D’Or São Luiz nesse processo.
  • Hoje a gente vai trazer pra vocês um pouco das particularidades que alguns países exigem para você poder fazer sua residência médica lá.
  • Ainda, o programa oferece a oportunidade do interno ser coordenado pelos médicos mais renomados do Brasil, o que irá refletir diretamente na qualidade de sua formação.


A FMUSP possui 54 programas de treinamento em áreas médicas reconhecidas, a maioria credenciada em 1980. São 883 vagas credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica para o 1º ano de Residência, distribuídas em especialidades básicas de acesso direto e vagas com pré-requisito, além dos chamados programas de anos adicionais/áreas de atuação.  nutricionista especialista em fertilidade  de 60% dos alunos graduados na FMUSP ingressa nos programas de Residência Médica da instituição. As outras vagas são preenchidas por alunos de outras instituições, muitos oriundos de outros estados brasileiros.   para ver acesse  um programa de residência médica beneficia o profissional, a instituição onde ele irá realizar sua especialização e, principalmente, os pacientes.

Radiologia E Diagnóstico Por Imagem


A Administração Central do Sistema de Saúde pertence ao Ministério da Saúde e é o órgão governamental responsável por gerir o acesso à especialidade. Diferente do que ocorre no Brasil, cujo órgão responsável é o Ministério da Educação. A matriz de conteúdos e a lista de referências bibliográficas da prova também são disponibilizadas no regulamento anual da PNA. A candidatura deve ser feita online pela página do Internato Médico no site da ACSS, geralmente em setembro do mesmo ano civil de realização da prova. A Formação Geral inicia-se no ano seguinte à realização da PNA, em janeiro, e no seu decorrer, em novembro, escolhe-se de fato a área da Formação Específica que irá realizar. A seriação é feita conforme a classificação normalizada (média normalizada realizada pela ACSS de acordo com a média final de curso e local de formação).

Residências Médicas Em Geriatria


Por isso produz conteúdos para estar sempre atualizada e ajudar outras pessoas. Imagine que você entra numa especialidade e acaba percebendo que não era muito bem aquilo que esperava e quer mudar, mas ao mesmo tempo não quer perder a segurança de uma vaga garantida. Na avaliação contínua, ao final de cada bloco formativo, é realizada uma avaliação em uma escala de zero a 20 valores, sendo aprovado o interno que obtiver, pelo menos, nota 10. Já no Brasil, apesar dos exames de especialidade não serem obrigatórios, são recomendáveis. A ACSS determina se a formação cumpre os critérios estabelecidos por lei para a formação juntamente com os Colégios das Especialidades da Ordem dos Médicos.





A residência médica é a etapa que vem depois da faculdade de Medicina. Ou seja, é umprograma de pós-graduaçãodestinadoa médicos que já se formarame querem se especializar. A regulamentação da residência médica existe no Brasil desde 1977 e constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos. Diferentemente de outras profissões, os formados em Medicina não pagam por essa especialização e ainda recebem uma bolsa-auxílio durante o período da residência.